terça-feira, 5 de junho de 2018

O uso de jogos pedagógicos no ensino: ´´A cidade que se tem e a cidade que se quer ter``(Retrospecto dos problemas urbanos de Rio Negro – PR)

A utilização de atividades diferenciadas em sala de aula é uma boa forma para despertar a atenção dos alunos. Dessa forma, a postagem seguinte é uma ideia de jogo pedagógico de tabuleiro sobre problemas urbanos, planejado para as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental como ferramenta de fixação de matéria. Abaixo segue a imagem do tabuleiro do jogo:


Regras do jogo:
Número de jogadores:
4 pessoas para cada tabuleiro.

Preparação:
- Os jogadores escolhem um peão.
- Os jogadores decidem quem vai começar.

Começando a jogo:

O aluno lança o dado e dependendo da casa que ele cair terá que responder uma pergunta ou ler um elemento surpresa, ou ainda apenas permanecer na casa onde está. As perguntas, conforme imagem abaixo, ficam dentro de cartas, (aproximadamente 10 cartas). Para responder as perguntas os alunos podem utilizar o livro didático adotado pela escola: Projeto Araribá/História, que trata do processo de Industrialização e Urbanização do Brasil e também o material de apoio composto por quatro folhas A4 desenvolvido por mim.



Para facilitar o andamento do jogo, segue o passo a passo:


1.                    Cada jogador lança o dado e anda número de casas correspondentes ao número que o dado parou.
2.                    Dependendo da casa onde o jogador parou ele terá que responder uma pergunta, ou ler um elemento surpresa, ou ainda apenas permanecer na casa onde está. (As perguntas ficaram dentro de cartas, cada carta vai possuir duas perguntas. As perguntas 1 e 2 ficam dentro da carta 1 que corresponde ao primeiro ponto de interrogação presente no mapa do jogo. As perguntas 3 e 4 ficam dentro da carta 2 que corresponde ao segundo ponte de interrogação presente no mapa do jogo. Assim sucessivamente. O aluno deve retirar apenas uma pergunta, a outra continua dobrada dentro da carta).
3.                    Cada pergunta ou elemento surpresa possui uma atribuição específica, por exemplo, se o jogador acertar a resposta da pergunta será recompensado com o avanço de mais algumas casas.
4.                    O jogador que primeiro terminar o circuito é o vencedor.
As perguntas existentes no jogo são referentes à urbanização de Rio Negro, as transformações no processo de coleta de resíduos no município, referências regionais da cidade, a resíduos recicláveis, sustentabilidade e algumas curiosidades.
Você pode usar qualquer conteúdo para aplicar o jogo. Se usou na sua escola, comente. Dúvidas, críticas e sugestões, relate nos comentários.

Até mais


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